Urnas Eletrônicas + Linux = Liberdade, Qualidade e Confiabilidade
Postado dia 22 - Abril, por Tiago Santos
Estava eu fazendo como quase todo brasileiro que está frente à TV com um controle remoto na mão e alguns poucos canais de TV a cabo, trocando emissora por emissora até achar algo que prestasse! E acreditem, achei uma notícia boa que aqui trago para compartilhar para os que ainda desconhecem. Trata-se da migração do Sistema Operacional Proprietário Windows, utilizado em todas as urnas eletrônicas do país, para o Sistema Livre Linux. A novidade vai render além de transparência a sociedade brasileira, uma economia imediata de até 4 milhões de reais. Para os próximos 10 anos, estima-se que a economia será de aproximadamente 15 milhões de reais.
As primeiras urnas eletrônicas utilizaram dois Sistemas Operacionais: O VirtuOS e o Windows CE. Acontece que ambos os sistemas não são passíveis de auditoria, o que bate de frente com o artigo nº 66, da lei 9504, de 1997, que garante aos partidos o direito de conhecer, antecipadamente, “os programas de computador a serem usados na urna eletrônica”. Para se ter uma idéia, o novo sistema Windows CE possui 2 milhões de linhas de código e ainda as armadilhas que a Micro$soft coloca para impedir a leitura correta do código.
Além do sistema de votação, o Linux será usado na totalização dos votos, transmissão de dados e na divulgação dos resultados das eleições. A versão do Sistema Livre será desenvolvida pela equipe técnica do próprio TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e ainda não possui um nome.
Em 2008, você votará com o Pingüim Tux para Prefeito! ehehe
Fonte: InfoNeural
Nenhum comentário:
Postar um comentário