terça-feira, 22 de abril de 2008

Palestra Fisl 9.0: Sistema de arquivos Ext4

Palestra Fisl 9.0: Sistema de arquivos Ext4



Palestra Fisl 9.0: Ext4



O palestrante foi Theodore Ts’o, do Linux Technology Center, IBM, e que dispensa cometários. Ele falou sobre as novidades do ext4, o suscessor do famoso sistema de arquivos ext3, largamente utilizado em sistemas com base em software livre.

Primeiro ele começou falando que o ext3 é atualmente um excelente filesystem, mas muitas pessoas apenas não sabem utilizá-lo, e deu exemplos disso, como o feature de indexação de diretórios baseados em hash tree e redimensionamento online. Ele falou de algumas limitações do ext3 como o tamanho total de um filesystem ser de 16TB, devido aos block numbers serem de 32 bits. Essa é uma das diferenças para o ext4.

O palestrante lembrou que o ext4 não será o sucessor do ext3, mas um fork do projeto, com novas funcionalidades e capacidades, mas o ext3 continuará a ser utilizado. Algumas das novas features do ext4 são:

  • Arquivos maiores que 2TB;
  • Eficiente alocação de blocos;
  • Timestamp mais preciso, utilizando nanosegundos;
  • Filesystem maior que 16TB;
  • Desfragmentação online;
  • dentre outros.

Ele falou ainda sobre o sistema de referenciamento de blocks do ext2/ext3, os block numbers agora com 64 bits, a estrutura de inodes expandida, o sistema de alocação persistente de arquivos e o checksumming de metadados.

Resumindo, foi uma palestra de nível técnico muito elevado, com um palestrante internacional ilustre, dessas que você só vai assistir se vier ao Fisl.



Fonte: Hypercast

Nenhum comentário: