domingo, 6 de abril de 2008

fprint: Biometria livre, completa e total

fprint: Biometria livre, completa e total

A cada dia que passa, segurança é um termo que fica cada vez mais forte na vida de quem utiliza principalmente muitos meios digitais de comunicação e trabalho, já que tudo fica cada vez mais complexo e difícil de gerenciar. Só para deixar claro, pergunte ao seu pai e sua mãe quantas senhas eles têm decoradas - e compare com o número de senhas que você utiliza no dia-a-dia. Certamente, será muito maior. Acompanhando a tecnologia, a segurança chegou nas digitais, palavra que antigamente só era conhecida na hora de se tirar um documento de identidade. E com cada vez mais notebooks e portáteis tendo um sistema de biometria, é necessário conhecer soluções abertas e saber usufruí-las. Pensando nisso, Alessandro de Oliveira Faria publicou no site Viva o Linux um artigo interessante chamado "fprint: Biometria livre, completa e total!", mostrando como funciona, como instalar e usar esse sistema aberto de detecção de digitais. Veja a descrição:

"O pacote fprint, é uma opção totalmente open-source para o desenvolvimento de aplicativos utilizando a tecnologia de biometria digital. O pacote de integração permite a criação de processo de identificação e verificação de impressão digital para diversos modelos de leitores."

E um trecho (introdução):

"O pacote fprint é o sonho de todo desenvolvedor de código aberto. O kit de integração permite o desenvolvimento de processos de identificação e verificação de impressões digitais. Um dos pontos fortes nesta solução open-source, é a compatibilidade com diversos modelos de sensores disponíveis no mercado.

Em Setembro de 2005 a doação de um sensor biométrico Microsoft fingerprint iniciou o desenvolvimento do projeto dpfp. Onde o principal objetivo, era tornar possível o uso do mesmo na plataforma Linux.

Forças/projetos paralelos extraíam imagens de outros sensores. Entretanto ainda nada era possível com estas imagens. Projetos open-source para processamento da imagem foram testados, mas por vários motivos não foi incorporado ao desenvolvimento principal.

Problemas com propriedade intelectual surgiram durante a jornada de trabalho. Após algum tempo, o projeto foi retomado como um trabalho Universitário, mais adiante publicado como Open-Source."


O artigo está dividido entre as seguinte seções:


  1. Introdução

  2. Download e instalação

img


Veja o artigo completo em:

http://www.vivaolinux.com.br/artigos/verArtigo.php?codigo=8044

Fonte: GuiadoHardware.net

Nenhum comentário: