domingo, 6 de abril de 2008

Quem desenvolve o Kernel do Linux ?

Quem desenvolve o Kernel do Linux ?


Por SKuLL_DeviLL
03 de Abril de 2008



A Linux Foundation realizou um novo estudo para determinar, quem que e como é desenvolvido p Kernel do Linux.

Em primeiro lugar, cabe destacar que somente 13.9% das mudanças realizadas foram feitas por pessoas que não pertencem a nenhuma empresa, tanto que as empresas que mais contribuem são Red Hat, Novell e IBM, ficando 12,9% como indeterminado.




























Apesar de não ter mudado muito, com relação ao desenvolvimento pesado, o que mudou realmente foi a quantidade de desenvolvedores e companhias envolvidas. No gráfico abaixo nós podemos ver que no kernel 2.6.11 participaram 483 desenvolvedores e 71 empresas, enquanto que para o kernel 2.6.24 participaram 1.057 desenvolvedores e 186 empresas.






















Além disso, o Linux Foundation explicou rapidamente porque diferentes empresas desenvolvem o Kernel do Linux:

Fabricantes de Hardware: ( IBM, Intel, SGI, HP, etc ) desenvolvem para garantir que o Linux roda perfeitamente nas suas máquinas, fazendo suas ofertas mais atraentes para os usuários do Linux e aumentando com isso suas vendas.

Distribuidores ( Red Hat, Novell, Montavista, etc ) desenvolvem para melhorar suas próprias distribuições.

Fabricantes de Gadgets ( Sony, Nokia, Samsung, etc ) invcluem o Linux em alguns dos seus produtos, desenvolvendo para garantir que ele funcione bem nos mesmos.

Outras empresas: também existem empresas não relacionadas com tecnologia envolvidas com o desenvolvimento e nestes casos normalmente são melhorias criadas para uso privado que foram liberadas e graças a isso estas empresas conseguem reduzir os custos de desenvolvimento futuro já que muitas melhorias são realizadas por terceiros. A Wolkswagen, por exemplo, introduzirá no Kernel 2.6.25 suporte para o protocolo de rede PF_CAN.

Definitivamente, os motivos por trás do desenvolvimento do kernel do Linux não são altruístas, mas sim visando um interesse particular. O engraçado neste caso, e graças a licença que restringe a possibilidade de poder “pegar” o desenvolvimento de outros, melhora-lo e não liberar as melhorias, faz com que as empresas não só se beneficiem dos seus próprios desenvolvimentos, mas também dos projetos desenvolvidos pela sua concorrênci.

De qualquer modo é preciso destacar que aqui nós estamos falando do Kernel do Linux e não do Linux como sistema operacional, cujo desenvolvimento evidentemente é muito mais amplo e muito mais diversificado.

ChileHardware



Fonte: ForumPCs

Nenhum comentário: