quarta-feira, 23 de abril de 2008

Anunciado o openSUSE Linux 11.0 Beta 1

Anunciado o openSUSE Linux 11.0 Beta 1



Noticia publicada no horário de 12h37min do dia 23 de Abril de 2008 e atualizada no horário de 20h44min do dia 23 de abril de 2008.





Na véspera do feriadão de Tiradentes (dia 21 de Abril), a equipe do openSUSE anunciou o primeiro beta do openSUSE 11.0, trazendo muitas novidades e melhorias, com destaque para os ganhos de velocidade no gerenciamento de pacotes, KDE 3.5.9 e 4.0.3, GNOME 2.22.1, o novo instalador e os live CDs.



Saiba mais (news.opensuse.org).




Fonte: BR-Linux.org




Comentários de um usuário do BR-Linux.org, sobre o anúncio da versão Beta 1 do openSUSE Linux 11.0, ele também fala, das inovações, que viram, com a versão 11.0:



"Atrasei dessa vez :)

Até agora não terminei de baixar o DVD para testar :)

Baixei só a versão CD/KDE, porém só rodei em modo live.

Ponto para as personalizações do KDE4, o tema agora é metálico e o menu “K” é um calango novamente, acredito que até a versão oficial apareça uma opção de definir o tema do plasma.

Ainda não testei o novo speed-up do instalador do DVD que promete uma instalação 60% mais rápida (segundo a opensuse).

Testei o novo empacotamento usando o algorítimo de compressão LZMA , via live-cd, realmente é muito rápido! Aproximadamente 10-20% menor que a tradicional compressão em BZ2 usado nos antigos pacotes RPM da distribuição, porém o processo de desempacotamento é quase 3x mais rápido.

Fiquei curioso foi com a afirmação do kdedevelopers que a instalação do opensuse seria 743% mais rápida, apesar que os números apresentados mostram 60%! Por isso resolvi baixar a versão em DVD para testar, já que a versão 13.0 não possui uma versão live-CD com suporte a instalação para comparar.

Certamente a versão 11 da distro será muito semelhante ao que foi a versão 10.1, trazendo diversas inovações (na época trouxe consigo o compiz e o XGL), como o RPM usando compactação LZMA e o SAT solver que poderá melhor o sistema de gerenciamento de pacote de todas as distribuições que usam RPM, (acredito que o solver possa ser usado em deb também). Porém o que é estranho é que dessa vez não anunciaram nenhuma ferramenta nova. Provavelmente estão tendo muito trabalho com o KDE4, que traz diversas ferramentas, inclusive um gerenciador de pacotes próprio via smart."




"Clésio. O gerenciamento de pacotes está muito bom.

Nesse vídeo você vai poder ver algumas das melhorias feitas, seguido por esse PDF (o mesmo usado na apresentação do vídeo).

Ainda não é uma brastemp, o “gerenciamento” em sí está ótimo, as dependências são resolvidas rapidamente, e a pesquisa na database foi bem otimizada, como você pode conferir no vídeo que postei do alpha 3. Porém o problema é a maldita mania de atualizar os repositórios toda hora. Claro, basta desativar, porém acho um pouco chato fazer isso, poderia ser uma vez por dia ou algo assim. Não sei como vai está isso na versão final.

Sobre o drive da ATI, problemas com ati no linux (não só no suse) são constantes, eu também imaginei que o fato da AMD/ATI ser patrocinadora da distro pudesse influenciar em algo, porém não vi nenhuma diferença além do repositório oficial da ATI que está sempre atualizado. Pra mim está tudo OK, minha placa é nvidia e o pacote que tem nos repositórios funciona muito bem :)

Sobre o Yast… Bem, está a mesma coisa terminaram de portar todos os recursos para QT4 faz pouco tempo, melhoram um pouco a disposição de alguns itens de algumas funções, até a versão oficial pode mudar mais coisas, porém não acredito que terá muita novidade não. Apesar que dia 25 vai ter o “evento” Operation YaST Smash, porem a idéia é só resolver todos os bugs, não sei se depois disso vão melhorar o visual. Nos itens mais comuns acredito que sim, já que mudaram até a interface do gerenciador de usuários, porém coisas como “particionador”, “info de hardware”, etc.. etc.. deve ficar na mesma. E o disposição dos itens na tela inicial do yast não deve mudar.

Se a versão em QT tivesse a interface inicial da versão GTK (semelhando ao configurador do compiz-fusion) seria ótimo, porem seria pedir demais para a versão 11."







"Rodrigo Gabriel, desanima? Que isso, eu ficaria muito feliz se o tiver na mesma “linha” de inovações da versão 10.1, que apesar de ter do erro cometido com o zmd, foi uma versão muito boa se comparada com a versão 10.

Até agora a versão 11 está caminhando muito bem, não tem nenhuma ferramenta nova atrapalhando (lembrando do zmd novamente), e com varias inovações no “core”.

Só o novo gerenciamento de pacotes (sat solver + lzma) já torna a versão 11 muito superior a 10.3, pois não só melhorou o gerenciamento de pacotes como deixou mais rápido e eficiente que boa parte das opções (smart e até mesmo o apt). Fora outras melhorias.

E detalhe, parece que a distro não está usando muito o mono não. Só os aplicativos do icaza mesmo."




Por: Wallacy






Esses comentários, são do usuário Wallacy, do BR-Linux.org.





Outros destaques:


  • Linux kernel 2.6.25-rc9
  • updated gcc 4.3 branch
  • libzypp 3.12.1
  • PackageKit 0.2.0
  • AppArmor 2.3
  • Xen 3.2.1 RC1
  • glibc 2.8 CVS
  • PulseAudio 0.9.10



Vejam alguns Screenshots openSUSE Linux 11.0 Beta 1:




KDE 4:




















Clique na imagem para ampliar.



KDE 3:




















Clique na imagem para ampliar.




GNOME:




















Clique na imagem para ampliar.



XFCE:




















Clique na imagem para ampliar.





Mais em: http://en.opensuse.org/Screenshots/openSUSE_11.0_Beta1







Veja o anúncio completo da versão Beta 1 do openSUSE Linux 11.0:



http://news.opensuse.org/2008/04/18/announcing-opensuse-110-beta-1/




Como vocês puderam perceber, o openSUSE Linux 11.0 promete ser a melhor versão do openSUSE Linux, dos últimos tempos.

Nenhum comentário: