quinta-feira, 16 de agosto de 2007

OpenGL 3.0 lançado oficialmente

OpenGL 3.0 lançado oficialmente

Por Tomodachi
10 de Agosto de 2007











Ontem, durante a sessão OpenGL Birds of a Feather, o comitê que conduz a arquitetura do OpenGL anunciou oficialmente a terceira versão dessa célebre API 3D. As especificações completas e definitivas estarão prontas no final de agosto, o que significa que deverão estar publicamente acessíveis a partir do final de setembro, após o prazo de 30 dias para a aprovação do Khronos Group.

A introdução de geometry shaders, um jogo de instruções para inteiros, buffers uniformes ou ainda suporte nativo de espaços de núcleos não lineares: as semelhanças com as novidades trazidas pelo DirectX 10 são enormes. Não surpreende, pois como API concorrente, vale trazer o melhor para o OpenGL 3.0 e não arriscá-lo à falta de recursos.

Naturalmente, o OpenGL 3.0 está longe de ter todas as suas novidades reveladas. Os interessados podem consultar esta página do site da Khronos Group para maiores informações. Atenção, pois os dados fornecidos são bastante técnicos.

Fonte da notica: FórumPCs

2 comentários:

Alexandre Teles (afterSt0rm) disse...

Olha, a tecnologia Direct X ainda é melhor que a OpenGL, pois o Direct X consegue dar mais estabilidade ao sistema. Mas a evolução do OpenGL começa a torna-lo competitivo. Acho que daqui a umas 2 versões a qualidade dos dois seja equiparada.

Celer disse...
Este comentário foi removido pelo autor.