“Esclarecimentos do Banco do Brasil acerca das informações veiculadas na Revista Você S/A sobre o processo de Software Livre no BB.
1 - O BB faz uso de softwares livres desde 2001;
2 - A migração é um sucesso graças à participação dos funcionários. São eles os responsáveis pelos procedimentos em suas estações, para que o sistema operacional OS/2 ou Windows seja desinstalado e instalado o Linux. São mais de mil instalações por dia com números crescentes, sendo que, nos primeiros três dias de migração, foram mais de 6 mil estações migradas para o novo sistema. O Banco teve o cuidado em manter o visual do sistema anterior e seus aplicativos para que as mudanças fossem mínimas. E ainda assim municiou os mais de 50 mil funcionários beneficiados na primeira fase da mudança de software com todas as informações necessárias.
3 – Não houve muitas dúvidas dos funcionários, que possuem vários canais de comunicação e atendimento às soluções bancárias. Todos apresentam, sem exceção, números baixíssimos de ocorrências, traduzindo a adoção de softwares livres como a suíte de escritório OpenOffice.org e o Sistema Operacional GNU/Linux em um grande sucesso. As mudanças são debatidas em Grupos de Discussão da Intranet Corporativa do Banco com a troca de milhares de mensagens entre funcionários. A maior parte das mensagens são elogios à nova plataforma e as dúvidas sempre são solucionadas rapidamente, algumas vezes, inclusive, entre os próprios usuários. Além disso, o Núcleo de Software Livre da Diretoria de Tecnologia tem aproveitado as sugestões dos funcionários para que a evolução dos produtos esteja cada vez mais alinhada aos requisitos dos usuários.
4 –Há pouquíssimos registros de travamentos nas plataformas com Linux instalados. Esse número é residual e, definitivamente, não é superior ao que havia na plataforma Windows ou OS/2.
5 – A opção do BB por software livre não é uma questão ideológica, a Empresa utiliza sempre a opção de software que apresenta o melhor custo benefício, tanto que utiliza um grande número de soluções baseadas em software proprietário.”
Enviado por Banco do Brasil (ouvidoria@bb.com.br).
Fonte da noticia: BR-Linux.org
Nenhum comentário:
Postar um comentário