sábado, 10 de março de 2007

Até a Agência federal dos EUA sabe as vantagens do Linux em relação ao Windows Vista

Agência federal dos EUA estuda alternativas ao novo Windows

Quinta, 8 de março de 2007, 10h10

A "Federal Aviation Administration" (FAA), agência federal responsável pela regulamentação da aviação civil nos EUA, afirmou estar considerando alternativas ao novo sistema operacional da Microsoft.

De acordo com o site Red Herring, a FAA acredita que o custo de upgrade para o Windows Vista pode não valer a pena, opinião compartilhada pelo DOT, agência americana que supervisiona o transporte interestadual. Ambas adiaram um possível upgrade de sistema enquanto estudam o caso.

Um porta-voz da FAA disse que para utilizar o Vista seria necessário um upgrade também nas máquinas, que exigiriam melhorias de memória, processadores mais velozes e novas placas gráficas, o que certamente elevaria ainda mais os custos.

Mesmo considerando a implementação da ferramenta Google Apps e do sistema Linux como possíveis alternativas ao Windows Vista e ao Office 2007, a FAA não se considera fortemente inclinada a adotar tais alternativas, considerando-as apenas como opções a serem estudadas.

Segundo o site InformationWeek, David Bowen, CIO da FAA, está conversando com a fabricante de computadores Dell, responsável pelo hardware da agência, para ver se esta poderia passar a entregar computadores com Linux, capazes de acessar o Google Apps através de um navegador que não seja da Microsoft, assim que a companhia parar de incluir o Windows XP em suas máquinas.

Por outro lado, se a Microsoft conseguir resolver as preocupações quanto à compatibilidade com os aplicativos atualmente utilizados pela organização, além de mostrar por que razão seria lucrativo a mudança para o Vista e não para outras alternativas, Bowen pode aceitar o upgrade. Uma reunião já está agendada para o fim de março de 2007.

Segundo o site, para a Microsoft o dinheiro não é o único aspecto que importa. O especialista Patrick Svenburg, que cuida de uma divisão de soluções para clientes do governo na empresa, acredita que a MS ofereça muitos outros benefícios além de seus rivais, já que "está sempre falando com consumidores sobre seus problemas" para resolvê-los, além de inovar continuamente.

Analistas de diferentes empresas não acreditam, no entanto, que a Microsoft corra risco de perder o mercado governamental americano, que no país representa 30% de todas as suas vendas, mas sim que a adoção do sistema no setor corporativo seja lenta, e isto inclui órgãos governamentais.

Para o analista Robert Helm, as agências estão certas em procurar alternativas para o Vista. "Organizações deveriam estar sempre olhando a competição", afirmou, adicionando que um projeto sério de avaliação poderia ser, inclusive, uma moeda de barganha na hora de entrar num acordo com a Microsoft.

Fonte da noticia: Terra Tecnologia

Nenhum comentário: