sexta-feira, 9 de março de 2007

Brasileiros rodam ambiente gráfico em LinuxBIOS

Recentemente foi postado no BR-Linux a notícia que uma equipe brasileira compilou uma interface gráfica para o LinuxBIOS. Um destes verde-e-amarelo é Marcelo Barros de Almeida, que escreveu o texto abaixo ao site:

"O desenvolvedor Alan Carvalho fez uma experiência bastante interessante, compilando juntamente com o LinuxBIOS um pequeno Window Manager chamado Matchbox, o busybox e o Kdrive (uma versão reduzida do X11). Assim, é possível iniciar a máquina sem HD e chegar no modo gráfico, tudo em uma pequena flash de 2MB. O boot é extremamente rápido, em menos de 8 segundos já é possível estar no modo gráfico. Uma solução interessante para thin clients, por exemplo. Pra quem quiser dar uma olhada, existe um vídeo no Youtube."

Para quem não conhece o LinuxBIOs, veja uma definição extraída de outra notícia, do Guia Do Hardware:

"O LinuxBIOS foi um projeto fundado para tentar amenizar o monopólio de softwares proprietários no BIOS, ou seja, usa uma versão modificada do kernel do Linux para cumprir o seu papel no BIOS. Segundo o site oficial, além de ser totalmente personalizável, o LinuxBIOS é muito mais rápido, seguro, eficaz e livre de royalties."

A experiência brasileira, como descrito por Marcelo acima, usa o LinuxBIOS + um Linux kernel + BusyBox + um pequeno servidor X11 (Kdrive) + o gerenciador de janelas Matchbox + rxvt.

Mais informações:

http://br-linux.org/linux/linuxbios-com-modo-grafico

Postado por Júlio César Bessa Monqueiro em 09/03/2007 às 09:59

Fonte da noticia: GuiadoHardware.net

Quem quiser pode baixar uma versão deste vídeo com melhor resolução:

http://downloads.sourceforge.net/fornix/linuxbios.ogg

Nenhum comentário: