terça-feira, 22 de janeiro de 2008

PlayOnLinux: mais um projeto dando força para o Wine

PlayOnLinux: mais um projeto dando força para o Wine

O PlayOnLinux (POL) é uma interface desenvolvida em Python (com instaladores feitos com scripts) para instalar programas do Windows no Wine. Originalmente o objetivo era facilitar a vida dos novos usuários, que migravam do Windows para o Linux e queriam seus programas antigos funcionando. Mas o programa foi evoluindo, hoje tem como objetivo facilitar a instalação de aplicações de escritório, tais como o MS Office, e programas baseados no DOS (usando o DosBox).

Cada programa suportado é mostrado num menu, e é instalado por um script desenvolvido pelos criadores oficiais ou pela comunidade. Veja a instalação do Office 2003:





Há algumas coisas interessantes no POL frente à instalação manual, além do que, com ele, as dependências prévias de programas específicos já são verificadas e instaladas. Entre os destaques, ele:

» Permite que cada programa a ser instalado tenha seu próprio wineprefix e pasta (similar ao que o ocorre no CrossOver).
» Simula reinicializações do Windows para certos programas.
» Tem opção de instalar o Direct-X para certo jogo instalado.
» Permite rodar testes e benchmarks para sua placa de vídeo (usando Glxgears, Glxmux, etc).
» Permite atualizar os scripts a partir de um repositório central.
» Permite escolher uma versão específica do Wine para certo programa. Se a versão do Wine que você usa não roda tal programa, ele baixa a versão que você informar e a usa quando for rodar esse programa.
» Além disso, permite baixar o código fonte do Wine e compilá-lo automaticamente, se necessário.
» Pode colocar atalhos para os programas instalados automaticamente na área de trabalho do Gnome ou KDE (se bem que as últimas versões do Wine já fazem isso), e no menu do PlayOnLinux.

O projeto é interessante para quem usa o Wine, e mesmo que você não queira todos os recursos, instalar o Office já pode ser uma boa - se você precisar disso.

A página do programa é:

http://www.playonlinux.com/en (se não colocar o /en, entra em francês :p)

No site estão disponíveis pacotes para Debian, Mandriva 2008 e Fedora 7, e o tradicional .tar.gz genérico.

Os requerimentos para ele rodar são:

» Wine
» Bash
» Python > 2.4
» Wxwindows bindings for Python > 2.6
» Lynx
» xterm
» unzip

Alguns problemas podem ocorrer, como quando uma versão nova do Wine não roda determinado aplicativo. Por isso é bom usar a atualização dos scripts dele, onde casos assim são, sempre que possível, solucionados e disponibilizados nos novos scripts.

Fonte e mais informações:

http://wine-review.blogspot.com/2008/01/playonlinux.html


Postado por Marcos Elias Picão em 18/01/2008 às 12:28


Fonte da noticia: Guia do Hardware.net

Nenhum comentário: