terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Mais sobre o Wikia Search: site de busca aberto

Mais sobre o Wikia Search: site de busca aberto


Wikia Search = open source Google?

Por Danilo Silva 21 de janeiro de 2008

Foi lançado recentemente o Wikia search, um site de busca totalmente em código aberto. Mas, será mesmo que o Wikia pode tornar-se uma válida alternativa para o Google?

Wikia logoO projeto foi lançado por Jimmy Wales, fundador da Wikipedia. O propósito do Wikia search é de criar um site de busca em código aberto. Teoricamente teríamos resultados de busca mais relevantes para cada usuário. A utopia de um site de busca é fornecer o resultado que você está procurando de forma imediata, sem as milhares (ou milhões) de indicações que sempre encontramos. Os princípios do Wikia search são:
  1. Transparência - no sistema e algorítimos
  2. Comunidade - todos poderão contribuir
  3. Qualidade - aumentando a relevância e eficácia das pesquisas
  4. Privacidade - não transmitindo qualquer informação de identificação

O banco de dados do Wikia search vem da indexação feita pelo projeto de código aberto Grub, que ainda está em fase beta e as últimas atualizações aparentemente são de 2005. Esta indexação é feita na verdade com o auxílio de usuários como eu e você. Como funciona? Eu baixo o programa Grub no meu computador e ele vai utilizar o meu processador, HD, e conexão para sair indexando os sites da nossa vasta e interminável internet. Os resultados destas indexações são passadas para o servidor central e armazenado em um gigantesco banco de dados. Desta forma, poderíamos ter uma indexação mais rápida e mais extensa do que qualquer outro site de pesquisa, tudo depende da quantidade de colaboradores.

Você pode fazer o download e rodar o Grub do seu Windows ou Linux, porém há um aviso na página deles falando que provavelmente a versão Linux não vai funcionar. Também é mencionado que se você rodar o Grub, os seus sites serão indexados primeiro, o que é um bom incentivo.

Voltando a falar do Wikia search, o projeto ainda está em fase alpha por tanto ainda não é para ser levado muito a sério. Várias pesquisas não vão mostrar resultados muito relevantes, mas isso também deve-se ao fato que o Grub ainda não é um projeto muito popular.
Wikia search page

O Wikia search deixa ainda outros espaços que podem ser interessantes quando você precisa achar uma informação, um deles é o mini-artigos Para cada termo pesquisado, você pode criar um mini-artigo estilo Wiki, é bem interessante para colocar uma descrição do termo, definição, fotos, ou informações relacionadas. Desta forma teríamos um Wikipedia dentro do site de busca.
Wikia search

O resto do Wikia search me deixou completamente confuso. Você pode se cadastrar e preencher o seu perfil completo e até colocar um álbum de fotos. Para que? Não entendi muito. Teoricamente no futuro o Wikia search seria capaz de ler o meu perfil e me mostrar sugestões mais relevantes de acordo com o que eu tiver informado no perfil.

Resumindo, acho bem interessante termos um site de busca em código aberto, mesmo sabendo que utilizo muito os serviços da Google para meus sites e até para gerar renda. Porém, o Wikia ainda não está pronto, ainda é alpha e o projeto Grub agora que está voltando a ativa. Esperando mais 6 meses ou 1 ano será bem interessante fazer uma nova análise. Até lá, fico utilizando o Wikia search para 50% das minhas buscas e escrevendo alguns mini-artigos quando tenho alguns minutinhos extras.


Fonte da noticia: solutio360

Nenhum comentário: