quarta-feira, 25 de março de 2009

Lançado framework Qt 4.5, com uma IDE de desenvolvimento

Lançado framework Qt 4.5, com uma IDE de desenvolvimento


A Nokia lançou a versão 4.5 do Qt, framework para desenvolvimento multiplataforma. Como prometido, esta versão é liberada sob a LGPL.

Há uma nova ferramenta, o Qt Creator, uma IDE multiplataforma para facilitar a geração das aplicações, e também um SDK atualizado.

Essa versão inclui diversos novos recursos, mas tem grandes melhorias de desempenho geral. O sistema de gráficos, manipulação de dados e o motor web, todos ganharam uma melhor atenção para obter um bom desempenho. O que, consequentemente, deverá se refletir nas aplicações que usem a nova versão do framework.

Outra melhoria é a integração com o WebKit, que permite embutir conteúdo da web nas aplicações. Isso inclui suporte à API de plugins do Netscape; permite carregar Flash; traz efeitos mais avançados no visual, incluindo animações, transformações e zoom; e interpretação de Javascript melhor e mais rápida.

O Qt 4.5 também foi portado para o framework Cocoa, da Apple. Antes o Qt suportava apenas o Carbon, agora suporta os dois. Isso permite criar aplicações que suportam Macs com processador Intel ou PowerPC, de 32 ou 64-bit.

O Qt Creator é uma IDE (Integrated Development Environment) para programação das aplicações, que facilita bastante o desenvolvimento e a execução de testes. Ele inclui um editor de código avançado C++, sistema de ajuda sensitivo ao contexto, um debugger visual, gerenciamento de código fonte e ferramentas de criação e compilação dos projetos.

Anúncio e mais informações:

http://www.qtsoftware.com/about/news/nokia-releases-new-qt-developer-offerings-to-increase-productivity-and-performance

Fonte: OS News


Fonte: GuiadoHardware.net

Nenhum comentário: