domingo, 22 de fevereiro de 2009

5 novidades no Kernel Linux 2.6.29

5 novidades no Kernel Linux 2.6.29



1. Controladores WiFi: várias interfaces wireless agora serão suportadas diretamente no kernel, sem patchs, sem maracutaias ou QGs, graças a inclusão dos drivers rt2860 e rt2870, entre outros.

2. Access Point: graças ao uso de hostapd será possível converter nosso computador com WiFi em um Access Point para todos os outros equipamentos dotados de suporte a WiFi possam conectar-se. Isso se torna especialmente interessante para, por exemplo, prover o compartilhamento de nossa conexão 3g com outros que possuam Wireless

3. WiMAX: Um dia esta tecnologia dominará as conexões sem fio. Por enquanto ainda engatinhamos na democratização desta extraordinária forma de fornecer acesso de banda larga móvel. O projeto Linux WiMAX, (principalmente desenvolvidos por engenheiros da Intel) já pode ser considerável estável e Greg Kroah-Hartman, o mantenedor do subsistema USB incluiu no ramo principal de desenvolvimento do kernel. Isto permiti o suporte para os chips WiMAX Connection 2400 que está integrado a adaptadores WiMAX/WiFi Link 5150 e 5350, que já começam a serem encontrados integrados em alguns equipamentos portáteis a venda baseados na plataforma Centrino2

4. Btrfs y Squashfs: os novos sistemas de arquivos que parecem ser o futuro das distribuições GNU/Linux também estão agora suportadas , ao menos inicialmente diretamente no kernel 2.6.29, o que se torna um importante ponto de referencia para o futuro destas duas alternativas. SquashFS está orientado a sistemas embarcados e btrFS, como todos tem comentado e com a licença dos desenvolvedores do EXT4, é a evolução natural e futuro substituto do EXT3.

5. Drivers ATI: graças a publicação da versão 6.10 do pacote xf86-video-ati-driver os usuários de certos modelos de placas gráficas deste fabricante poderão desfrutar de drivers abertos com suporte 3D ( ainda que não sabemos qual será o real rendimento destes drivers ). As GPUs suportadas são a RV7120 ( Radeon HD 4300 e HD 4500 ) e a RV 730 ( que estão integrada nas ATI Radeon HD 4600 ). Os trabalhos estão embalados e progridem de maneira promissora para a alegria dos usuários destas placas, sem dúvida.



Fonte: http://www.muylinux.com/2009/01/13/las-5-sorpresas-que-nos-esperan-en-el-kernel-2629/



Essas 5 novidades foram baseadas nas principais novidades da versão RC1, que é a primeira versão de desenvolvimento do Kernel 2.6.29, o kernel 2.6.29 atualmente esta na versão RC5, ou seja, agora ele está em versões finais de desenvolvimento, o que quer dizer que até a versão final, ele deverá ter mais novidades.

Nenhum comentário: