quinta-feira, 8 de maio de 2008

OpenOffice 3.0 beta: lançamento e primeiras impressões

OpenOffice 3.0 beta: lançamento e primeiras impressões


Por Tomodachi
08 de Maio de 2008, 10:28 AM


A comunidade OpenOffice.org anunciou a disponibilidade do primeiro beta da versão 3.0 do famoso suite de escritório “open-source” multiplataforma, cuja versão final está prevista para setembro. Nesta fase, ele ainda não é recomendado para uso em produção, ou seja, é voltada apenas para testes.



















Clique na imagem, para ampliar.




Competindo com as interfaces e fechados suites Office da Microsoft, o OpenOffice.org é distribuído gratuitamente sob licença LGPL e inclui o processador de textos Writer, a planilha de cálculos Calc, a ferramenta de apresentações Impress, o editor de gráficos vetoriais Draw, o aplicativo de banco de dados Base e o editor de fórmulas matemáticas Math.

O OpenOffice conta com o formato de documentos ODF baseado em XML, além disso é compatível para leitura e gravação dos formatos adotados pela Microsoft. Entre as melhorias anunciadas, encontra-se suporte para o ODF 1.2 e melhorias de compatibilidade para os formatos do Office 2007 como .docx, .xlsx, .pptx, além de importar arquivos do Office 2008 para Mac.

Como o novo “Star Center”, novos ícones e uma interface mais fácil de usar, as melhorias englobam todas as ferramentas do suite livre. Entre as mais significativas é o novo zoom do Writer e a possibilidade de exibir várias páginas de um documento ao mesmo tempo, a extensão de colunas de cálculo na hora a 1.024 para monitores extremamente grandes, um novo assistente para resolver problemas de otimização ou suporte para Mac OS X (Intel) sem a necessidade de utilizar o X11. embora falte recurso para observar a interface de uma aplicação nativa do sistema operacional Apple. A possibilidade de importar arquivos .pdf é outra das extensões que serão incluídas no futuro.

A velocidade de abertura do suite (um cavalho de batalha por depender do Java) foi melhorada embora ainda tenha muito caminho pela frente. A utilização do QuickStart reduziu notoriamente o tempo de inicialização e espera-se que a posterior otimização do código reduza esses tempos e o consumo de energia.

Se quiser saber maiores detalhes sobre as melhorias e mudanças implantadas, consulte este atalho e para testá-lo, há a página de downloads onde se encontram versões 3.0 beta para Linux, Mac OS X, Windows e Solaris.

__________________________________________________________________________
Fontes: ChileHardware e The Inquirer.
Texto e tradução: Tomodachi.





Fonte: ForumPCs

Nenhum comentário: