domingo, 20 de maio de 2007

Porque o VDSL2 ainda não se tornou tão popular como o ADSL?

Porque o VDSL2 ainda não se tornou tão popular como o ADSL?


Porque a tecnologia de acesso a Internet Banda Larga por VDSL2 ainda não se tornou tão popular como a tecnologia de acesso a Internet Banda Larga por ADSL?


Introdução


Este artigo tem duas finalidades. A primeira finalidade desse artigo é dizer o porquê o VDSL2 ainda não é tão popular como o ADSL e falar um pouco mais sobre o VDSL2. A segunda finalidade desse artigo é sugerir algumas coisas as operadoras de serviço de acesso a Internet Banda Larga por ADSL.


A tecnologia de acesso a Internet Banda Larga por VDSL2 existe há pouco tempo, por esse fato ainda não se tornou tão popular como o acesso a Internet Banda Larga por ADSL. Mesmo com pouco tempo de existência, o acesso a Internet Banda Larga por VDSL2 já vem sendo utilizado por muitas operadoras em vários lugares do mundo.


O que é VDSL2?


VDSL2 foi padronizada em 2005. VDSL2 poderia ser descrita como uma fusão de ADSL2plus e VDSL1, otimizada para aplicações de rede de acesso profundo em fibra, isto é, onde as alças DSL são encurtadas para permitir performance mais alta. A performance máxima para aplicações simétricas é 100Mbps, e para assimétrica, é 150Mbps para o usuário e 50Mbps para a rede.


Fonte: Ericssom (http://www.ericsson.com/br/technology/artigos/vdsl2.shtml)


A VDSL2 (Very-High-Bit-Rate Digital Subscriber Line 2, ITU-T G.993.2 Standard) é um padrão tecnológico de acesso que explora a infraestrutura existente dos fios de cobre que foram desenvolvidos originalmente para os serviços de telefonia. Podem ser disponibilizadas através de centrais telefônicas próximas dos clientes ou edifícios.


Padronizado através da norma ITU-T G.993.2, o VDSL2 é o mais novo e mais avançado padrão para comunicação em banda larga por fio do tipo DSL. Foi projetado para permitir a ampla utilização de serviços triple play como voz, vídeo, dados, televisão de alta definição e jogos de computador interativos. Este padrão permite que as operadoras atualizem a sua infraestrutura DSL de maneira gradual.


A ITU-T G.993.2 (VDSL2) é um aprimoramento da norma G.993.1 VDSL que permite a transmissão de taxas de dados na forma assimétrica e simétrica (Full-Duplex) até 200 Mbit/s em pares torcidos usando uma largura de faixa até 30 megahertz.


Uma linha VDSL2 deteriora-se rapidamente de um máximo teórico de 250 Mbit/s na “fonte” a 100 Mbit/s em 0.5 quilômetros e a 50 Mbit/s em 1 quilômetro, mas degrada-se em uma taxa muito mais lenta do que sua antecessora VDSL. Seu desempenho iniciando de 1.6 quilômetro é igual ao desempenho da ADSL2+.


Desempenho de ADSL em LR (long reach, ou longo alcance em português): o desempenho em longo alcance em padrão ADSL e é uma das vantagens chaves de VDSL2. Os sistemas ligados a LR-VDSL2 são capazes de suportar velocidades em torno de 1 a 4 Mbit/s em distancias superiores a 5 quilômetros, aumentando gradualmente a taxa de transferência até 100Mbit/s simétrica quanto maior for a proximidade do ponto de acesso à central. Isto significa que os sistemas de baseados em VDSL2, ao contrário dos sistemas VDSL1, não estão limitados a curtas distâncias ou ao MTU/MDUs somente, mas pode também ser usado para acessos de média distancia.

Fonte: Wikipédia (http://pt.wikipedia.org/wiki/VDSL2)

“Chamado de "very-high-bit-rate digital subscriber line 2" (daí VDSL2), o padrão permitirá conexões de até 100 Megabits por segundo tanto para download quanto para upload.”

Mais em: Banda larga: tecnologia é 10x mais rápida que DSL (http://computerworld.uol.com.br/idgnow/internet/2005/05/27/idgnoticia.2006-03-12.9507161621)


Para saber mais sobre o VDSL2 acesse os seguintes endereços:


Em Português:


Ericssom (http://www.ericsson.com/br/technology/artigos/vdsl2.shtml)


Wikipédia (http://pt.wikipedia.org/wiki/VDSL2)


Banda larga: tecnologia é 10x mais rápida que DSL (http://computerworld.uol.com.br/idgnow/internet/2005/05/27/idgnoticia.2006-03-12.9507161621)


DSL e suas Evoluções (http://www.teleco.com.br/emdebate/joniofoigel01.asp)


Em Inglês:


Wikipédia (http://en.wikipedia.org/wiki/Very_High_Speed_Digital_Subscriber_Line_2)

Migrating to VDSL2 (http://www.convergedigest.com/blueprints/ttp03/bp1.asp?ID=232&ctgy=Loop)


Após ter feito a leitura acima, vocês já devem ter percebido as vantagens e os benefícios que o VDSL2 tem. Muitos de vocês já devem conhecer o ADSL, e sabem que ele não tem todas as vantagens e benefícios que o VDSL2 trás.


Minhas sugestões para as operadoras de serviço de acesso a Internet Banda Larga por ADSL.


Como eu já tinha dito no começo desse artigo. A primeira finalidade desse artigo é dizer o porquê o VDSL2 ainda não é tão popular como o ADSL e falar um pouco mais sobre o VDSL2, e isto já foi feito, é só retorna acima. A segunda finalidade desse artigo é sugerir algumas coisas as operadoras de serviço de acesso a Internet Banda Larga por ADSL:

No Brasil

-Velox (Telemar)

-Speedy (Telefônica)

-Turbonet MAXX (GVT)

-Turbo (Brasil Telecom)

-NetSuper (CTBC), entre outras.

Em Portugal

-Sapo ADSL (Portugal Telecom)

-Clix ADSL (Novis Telecom)

-Tele2

-OniNet (OniTelecom)

-Claranet

-Cyclopnet

-NetCabo ADSL (Netcabo), entre outras.

As coisas que serão sugeridas servem tanto para as operadoras acima, como também servem para qualquer operadora em qualquer lugar do mundo.


As coisas que eu sugiro as operadoras de serviço de acesso a Internet Banda Larga por ADSL são:

-Iniciar um processo de migração de tecnologia de acesso a Internet Banda Larga para o VDSL2, essa migração na verdade seria uma mudança onde se passaria a adotar o VDSL2 no lugar do ADSL.


-Passar a ter downloads e uploads ilimitados (ou seja, sem nenhuma fraquinha (sem limite de tráfego na internet) tanto para downloads e uploads) .


-Passar a ter tempo ilimitado (sem limite de tempo na internet).


-Autenticador Gratuito.


-Aumentar a área de cobertura.


-E melhorar o atendimento aos clientes.


-E sempre procurar oferecer serviços (de acesso a Internet Banda Larga) cada vez mais estáveis e sempre com a melhor qualidade.


Estas são apenas algumas sugestões para as operadoras de serviço de acesso a Internet Banda Larga por ADSL, tem algumas sugestões que só valem para algumas operadoras, e tem também sugestões que valem para todas as operadoras. E espero que elas sejam analisadas e possam ser colocadas em pratica.


E se você quer saber a real velocidade de downloads e uploads do seu acesso à internet, acesse o velocímetro:



Quem quiser, também pode dar suas sugestões. É só deixar seus comentários abaixo.


Avise se algum erro for encontrado nesse artigo.

Um comentário:

madskaddie disse...

Tem calma! Vivo em Portugal e tenho 3 modems ADSL:

-> o primeiro :P
-> o que corria em LINUX à uns anos
-> Um ADSL+

Por melhores que sejam as tecnologias, estar sempre a mudar implica gastos de recursos, quer económicos, quer ambientais! Eu não quero ter que andar a mudar de modem de 2 em 2 anos... e já tenho uma velocidade razoável (24Mb teoricos->16Mb reais, devia era queixar-me por esta diferença...).

É como a história do HD: será que precisamos?? Eu digo NÃO ao HD (ainda por cima com as restrições, mas isso é outra guerra...).

Chamem-me conservador... :P