sexta-feira, 27 de março de 2009

Lançado o OpenGL 3.1

Lançado o OpenGL 3.1


O OpenGL 3.0 foi lançado no dia 11 de agosto de 2008, a versão 3.0, trouxe aumento de compatibilidade (especialmente com aplicações CAD), entre outras novidades, algumas dessas novidades, já foram divulgadas aqui anteriormente, só para complementar:


“A Khronos Group, responsável pela API gráfica opensource OpenGL, anunciou as especificações de sua versão 3.0, que promete trazer importantes melhorias e novas funcionalidades para a indústria 3D, incluindo a nova versão da linguagem de programação de shading GLSL 1.30, que promete facilitar a vida dos programadores e disponibilizar recursos mais poderosos. O OpenGL 3.0 introduz dezenas de novos recursos.”


Agora, no dia 24 de março de 2009 é lançado o OpenGL 3.1:


Sete meses depois da última versão, a Khronos publicou as especificações do padrão aberto que define as APIs para gráficos 2D/3D no desenvolvimento de aplicações ou jogos.

A nova versão do padrão multiplataforma que concorre no Windows com o Direct3D para o desenvolvimento de jogos, simplificou radicalmente a API para um desenvolvimento de software mais simples e eficiente, oferecendo um melhor acesso a ultima geração de hardware gráfico graças à nova versão da linguagem de sombreado GLSL 1.40, maior eficiência no processamento de vértices ou ampliação das unidades de textura.


O OpenGL 3.1 é compatível com qualquer placa gráfica e aplicação que suporte a versão anterior 3.0. Tanto a AMD como NVIDIA – dois membros do consórcio industrial Khronos, responsável pelas especificações do padrão – brevemente deverão liberar dirvers que suportem a nova versão, o que deverá simplificar o desenvolvimento e melhorar a execução de aplicações e principalmente jogos baseados nesta API.



Acesse as especificações das versões 3.0 e da versão 3.1 (a mais atual) do OpenGL através do link abaixo:



http://www.khronos.org/opengl/










Observação: O OpenGL 3.0 ou o 3.1 pode já pode ser utilizado nas placas de vídeos atuais que tenham suporte por hardware ao Directx 10 (ou superior, no caso o Directx 10, 10.1 ou 11), ele não requer o Windows Vista e pode ser utilizado em qualquer sistema operacional desde que se uttilize os drivers adequados que são fornecidos pelo o fabricante da sua placa de vídeo (AMD (ATI), Nvidia entre outros fabricantes).



Minha opinião: Esse suporte é adicionado por software através de drivers e não por hardware, por exemplo, uma ATI HD 4850, ela é Directx 10.1 e OpenGl 2.1, por ela ter o Directx 10.1 o suporte ao OpenGL 3.0 ou 3.1 vai ser feito por software através de drives, mais na realidade ele não possui esse suporte por hardware, ou seja você não vai tirar proveito ao máximo do OpenGL 3.0 ou 3.1, outro exemplo, é o mesmo caso de quem tem placa de vídeo com suporte a Directx 9.0b e através de drivers, passa a ter suporte apenas por software ao Directx 9.0c, isso se você estiver usando o Windows XP. Então na minha opinião, só se poderá tirar proveito ao máximo do OpenGL 3.0 ou 3.1, quando você tiver suporte por hardware e por software através de drivers ai sim, terá um suporte completo, pois o suporte apenas por software através de drivers fica uma coisa chamada emulação, ou seja, o suporte apenas por software através de drivers, se reproduz as funções de uma determinada versão OpenGL, isso não fica a mesma coisa de você ter um OpenGL 3.0 ou 3.1 com o suporte completo por hardware e software.Nos só teremos esse suporte completo, com a chegada da nova geração de placas de vídeos, no caso da ATI, será a Radeon R800 que deverá ter suporte ao Directx 11 e ao OpenGL 3.0 ou 3.1 (ou superior), esse suporte será por hardware e por software através de drivers, ai sim, você terá um suporte completo. Com esse suporte completo, você poderá tirar o máximo proveito do OpenGL 3.0 ou 3.1. Desculpe se alguma coisa ficou repetitiva, eu só quis expressar a minha opinião. Por favor, alguém me corrige se eu estiver errado.



Mais informações sobre o OpenGL:


http://www.opengl.org/


http://www.khronos.org/opengl/



http://en.wikipedia.org/wiki/OpenGL




Fontes:


BRLinux.org


FórumPCs





Avise se algum erro for encontrado nesse artigo.

Nenhum comentário: