segunda-feira, 27 de agosto de 2007

Quantas pessoas usam Linux?

Quantas pessoas usam Linux?

Por SKuLL_DeviLL
25 de Agosto de 2007


Uma recente estudo publicado pelo site Desktop Linux se preocupou em destacar o crescimento do Linux e quais são as distribuições preferidas dos usuários. E parece que o Linux anda de vento em popa.

A progressão entre os usuários que participaram desta pesquisa assim o demonstrou e apesar deste crescimento nos votos ter influenciado no resultado final da pesquisa, isso chamou a atenção de vários meios de comunicação e portais, pois os resultados foram significativos.

De fato, o número de usuários quase triplicou (de 14.500 para 38.500) numa comparação com o ano passado, um dado muito positivo, apesar desta pesquisa não ser considerada muito precisa devido aos problemas para estimar o número real de computadores com Linux. Ainda assim, ela ofereceu dados confiáveis, como as preferências no que diz respeito à distribuição utilizada:



Clique na imagem para ampliar.


Desses, quase 40.000 (ou 30%) usam Ubuntu, enquanto que o OpenSUSE é utilizado por 21% dos usuários, sendo que 1,9% dos usuários deste grupo usam SLED. As distribuições derivadas do Debian como Linspire, Linux Mint, MEPIS ou Xandros representaram conjuntamente 14%, enquanto que o Fedora chegou a casa dos 9%. Curiosamente, o PCLinuxOS, que é a distribuição mais popular do DistroWatch, não conseguiu uma relevância na pesquisa, o que contradisse o índice do DW.



Clique na imagem para ampliar.


No gráfico acima pode ser visto que nada mais nada menos do que 45% dos usuários escolheram o GNOME, enquanto que o KDE atingiu apenas 35%. Xfce conseguiu chegar aos 8%, um percentual significativo para uma coleção de aplicativos básica para o ambiente desktop.

Existem muitos outros dados interessantes, assim recomendamos uma leitura desta pesquisa no Desktop Linux.

TheInquirer


Fonte da noticia: FórumPCs

Um comentário:

Anônimo disse...

Uso Ubuntu, com o GNOME, já usei KDE, mas ficou muito pesado para o meu notebook. Então passei para o GNOME...